segunda-feira, 28 de julho de 2014

Sou mais uma sem-teto e explico as razões

Sou mais uma sem-teto e explico as razões.

Algumas pessoas podem achar estranho uma professora da educação básica e da universidade estar junto com quem luta pela moradia. Amiga e amigo, sim, eu já tenho casa e NÃO estou lutando por outra. Estou junto na luta. Explico algumas razões disso:

Eu nasci na Vila dos Atrevidos, conhecida como VDA, uma ocupação urbana na região do bairro Cachoeirinha em Belo Horizonte. Ainda menina, conheci a tristeza de não ter casa.

Por isso, jamais poderei pensar que, pelo fato de hoje ter uma residência comprada e paga, a luta pela moradia é algo apenas do meu passado. A luta pela casa é mais atual do que nunca.

O déficit habitacional no Brasil é perto de 5,2 milhões, segundo estudo do IPEA divulgado em 2013. Os projetos habitacionais atuais andam devagar diante da necessidade e urgência de construção de novas residências.

A falta de respeito é tão grande que muitos governos locais tentam promover a destruição das casas de ocupações perto do natal, quando o restante da população está mais atento às festas.

Outra razão de estar junto com o movimento popular pela moradia é que, desde cedo, engajei-me nas lutas socialistas. Assim, sei que casa e teto são palavras que expressam uma das condições básicas para a construção da dignidade humana.

A luta pela moradia continua a mobilizar e sensibilizar minhas energias por ser um movimento-escola. Ele ensina que a conquista da dignidade só é possível se feita em conjunto, em coletivo.

O movimento é uma experiência de coletividade que marca as vidas de crianças, jovens, mulheres, homens, idosos e todas/os que lutam juntas/os.

Lutar é minha vida. Por isso, estou junto com as ocupações urbanas por experiência de vida, por ser mais uma indignada com a falta de respeito para com quem não tem casa, por acreditar no sonho socialista da dignidade humana e por saber que as mudanças só virão pela mãos da luta coletiva.

A luta pela moradia não é só de quem não tem teto. É minha e também é sua. Deixe essa causa sensibilizar você.

Na Câmara dos Deputados, quero ser uma das vozes da luta pela moradia em Minas e no Brasil.

Junte-se à luta.