EDITAIS

Veja aqui editais abertos por várias agências nacionais e internacionais

Programa Rumos Itaú Cultural 2011-2013: Educação, Cultura e Arte

Descrição
Em atividade desde 1997, o Rumos Itaú Cultural é um programa de apoio à produção artística e intelectual sintonizado com a criatividade brasileira. O caráter nacional do programa mobiliza artistas, especialistas, pesquisadores e instituições parceiras, que fazem da cultura uma linguagem comum de fortalecimento da cidadania e das características múltiplas do povo brasileiro.
A terceira edição do programa Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013 pretende apoiar a formação de profissionais que estejam desenvolvendo, em todo o país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal. São trabalhos em que as ideias, as teorias e os desejos são postos em prática para propiciar o crescimento dos participantes como cidadãos e membros de uma comunidade e do mundo.
Serão selecionados até 15 profissionais como forma de reconhecimento, valorização e estímulo aos seus trabalhos. O grupo selecionado pelo programa participa de viagens de formação e ações de difusão, com o intuito de socializar as experiências e formar redes de colaboração. Pretende-se, assim, contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamento das ações já existentes e a criação de novas práticas de convergência entre cultura, arte e educação.
Data Limite - será 30 de junho de 2011.
Para mais detalhes spbre o processo de inscrição acesse o item 2.2 do Edital 2011-2013.
Contatos rumoseducacao@itaucultural.org.br
Home Page http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2708

Edital DRI/CGCI nº 16/2011 - Programa Capes/Marca: Mobilidade Docente

visa apoiar projetos de parcerias universitárias, em nível de graduação, de instituições participantes do Programa Marca devidamente reconhecidas pelos respectivos sistemas educacionais.
O Programa Marca tem como objetivos: contribuir para o fortalecimento da capacidade docente; estimular a aproximação das estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes do Programa Marca; propiciar a troca de experiências em metodologias de ensino; e itensificar o intercâmbio cultural dos países envolvidos.
Data Limite - Inscrição das propostas: até 30 de junho de 2011.
Para dúvidas e informações referentes ao formulário eletrônico, utilize o e-mail bexeletronico.cgci@capes.gov.br ou o telefone (61) 2022 6160.

Edital DRI/CGCI nº 16/2011 - Programa Capes/MARCA: Mobilidade Docente

Seleção de Pós-doutorando em Sociologia
O Projeto Temático "Formação do campo intelectual e da indústria cultural no Brasil contemporâneo", dos Departamentos de Sociologia e Antropologia/FFLCH-USP e tendo como instituições parceiras o Departamento de Rádio-Televisão e Cinema/ECA-USP, o Departamentos de Sociologia e Antropologia/Unicamp e o Departamento de Sociologia/Unesp-Marília, dispõe de uma vaga para uma vaga para pós-doutorado nas áreas de sociologia da cultura, sociologia dos intelectuais ou sociologia dos meios de comunicação de massa.
As duas linhas de pesquisa do Temático são:
Linha I: a formação do campo intelectual brasileiro - experimentos e momentos decisivos;
Linha II: expansão e diferenciação da indústria cultural brasileira.
Data Limite - 20 de junho de 2011.
O plano de atividades da bolsa encontra-se em: www.fapesp.br/oportunidades/miceli_pd.pdf. O plano de atividades da bolsa encontra-se em: www.fapesp.br/oportunidades/miceli_pd.pdf.
Bolsas para o Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Winterkurs) 2011-2012

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) é uma organização sem fins lucrativos mediadora da política exterior da cultura, da política universitária e científica bem como da cooperação para o desenvolvimento no âmbito da Educação Superior, que promove as relações internacionais das Instituições de Ensino Superior da Alemanha com o exterior, oferece diversos programas de bolsas de estudo e de apoio a pesquisa para estudantes de Graduação e Pós-Graduação, professores e pesquisadores universitários.
Em cooperação com universidades alemãs selecionadas, o DAAD oferece o curso Hochschulwinterkurs/Curso de Inverno. Oferecido pelas Universidades de Köln, Düsseldorf, Essen, Freiburg e Leipzig. O curso será todo ministrado em alemão e destina-se exclusivamente a estudantes universitários, com bons conhecimentos de alemão, que queiram aperfeiçoar o idioma e aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura e a sociedade contemporâneas da Alemanha.
Data Limite - 14 de junho de 2011 (data de postagem).
Contatos -  Denise Vianna Nunes - Email: winterkurs@daad.org.br - Tel.: (21) 2553 3296 / Ramal: 13
Home Page - http://rio.daad.de/shared/graduacao.htm