segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EUA: Indignados prosseguem luta em frente a Wall Street


Washington, 26 set (Prensa Latina) O movimento estadunidense de protesto social Occupy Wall Street (Ocupe Wall Street) entrou hoje em seu nono dia de mobilizações em frente à Bolsa de Valores de Nova Iorque, informou o grupo em um comunicado.

Vários dos presos no último sábado foram soltos ontem domingo e regressaram às imediações da Praça da Liberdade, onde permanecem acampados desde o dia 17 de setembro.

O dia anterior foi um dia de descanso e não houve marchas, ainda que foram realizadas palestras sobre o aumento do desempregos em várias cidades dos Estados Unidos, país com 14 milhões de desempregados e uma taxa nacional de desemprego de 9,1 por cento.

Também falou-se sobre como as pessoas começam a identificar com o movimento e redescobrem um poder em si mesmos que podem opor ao das instituições.

Falamos de chamar mais gente a fazer o que estamos fazendo, assinalou a nota de imprensa.

Por sua parte, os grandes meios de comunicação seguem ignorando o movimento 17-S, como também é conhecido, destacou nesta segunda-feira o joral New York Observer.

A principal cobertura dos acontecimentos que ali ocorrem é por blogs pessoais, bem como meios alternativos, resenhou a publicação.

Neste sentido, o jornal digital Metro.us, também de Nova York, recolhe declarações de vários manifestantes que afirmam que os vídeos sobre a repressão policial têm atraído muitas pessoas.

"Esse tem sido um fator muito importante para que as pessoas que estavam a ponto de vir, se decidissem", disse Kyle Kneitinger, de 22 anos, que permanece nas imediações de Wall Street há uma semana.

Algumas filmagens mostram policiais jogando gás pimenta na cara de mulheres manifestantes desarmadas.

Enquanto os policias de Nova Iorque mais reprimem os manifestantes de Wall Street, mais crescem em número, reconheceu a publicação digital.

ocs/jvj/lr/es