sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estudantes chilenos parodiam comercial de Coca Cola "Hay razones para creer en una educación gratuita"

A luta estudantil no Chile


Acompanhe a luta estudantil em defesa da educação pública no Chile e veja o que saiu nos jornais de lá sobre este movimento que aumenta a cada dia GT CLACSO Políticas educativas y desigualdad en América Latina y el Caribe: Actualidad: Conflicto educativo en Chile Notas periodísticas en medios gráficos

DOCUMENTÁRIO: O Veneno está na mesa


O diretor Silvio Tendler lançou, na noite desta segunda-feira (22), o documentário “O Veneno está na mesa” no Museu Nacional em Brasília. O evento lotou o auditório com capacidade para 850 pessoas que puderam assistir e debater o filme que trata do uso abusivo de agrotóxicos no Brasil. O filme faz parte da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos.
Ele ressaltou a importância de a população ser informada sobre os efeitos dos agrotóxicos e a necessidade dos movimentos sociais tomarem medidas para mobilização da sociedade. “É uma questão de saúde pública”, alertou.
A Campanha reflete a preocupação que diversos setores da sociedade têm diante do avanço alarmante do consumo de agrotóxicos no Brasil. Atualmente estão em processo de consolidação comitês da Campanha em 23 estados que contam com a participação de movimentos sociais, ambientalistas, ONGs e sindicatos.   

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Professores/as continuam a greve e junto com movimentos sociais do campo e da cidade tomam as ruas de BH


Ontem, em nova assembleia da categoria, o magistério mineiro definiu pela continuidade da greve diante do descaso do governo Anastasia que se recusa a cumprir a Lei do Piso Nacional.
Após a assembléia, aconteceu uma grande manifestação que tomou as ruas de Belo Horizonte, exigindo negociação já! Movimentos sociais do campo e da cidade, estudantes, trabalhadores/as de diferentes categorias se uniram aos/às professores/as para exigir do governo Anastasia o cumprimento da Lei do Piso.
Belo Horizonte parou para dizer: Mexeu com os/as professores/as, mexeu comigo!!!

domingo, 14 de agosto de 2011

Movimento Fora Lacerda cresce em BH

Ontem, na Praça da Estação, manifestantes do Fora Lacerda e professores/as de Minas em greve encontraram-se para um protesto contra os desmandos do Lacerda e do Anastasia.
Veja mais fotos

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O DIA DO MEDO MACHO - Os “machões” da Câmara de São Paulo estão precisando de terapia

por Eliane Brum

Quando li nos jornais que a Câmara de Vereadores de São Paulo tinha aprovado um projeto de lei criando o “Dia do Orgulho Hétero”, minha primeira reação foi de indignação. Como cidadã que tem crises de bronquite por causa da poluição da cidade, em que ônibus, carros e caminhões circulam deixando nuvens de fumaça com monóxido de carbono, entre outras porcarias, sem que ninguém pareça fiscalizar. Como cidadã que tropeça nos buracos de calçadas quando anda a pé e já sofreu trancos na coluna quando anda de carro por causa da péssima pavimentação das ruas. Como cidadã que passa horas todo dia num trânsito empacado e é empurrada e machucada em trens e ônibus lotados porque o transporte público é insuficiente e ineficiente e a população que dele depende é tratada como gado. Como cidadã que testemunha a péssima qualidade da educação pública e do atendimento nos postos de saúde. Como cidadã que sofre nos períodos de seca com a qualidade do ar, mas teme a chuva porque ano após ano os mais pobres morrem soterrados ou têm suas casas destruídas por causa do descaso do poder público e de obras adiadas. Como cidadã que vive tudo isso na cidade mais rica de um país que é a sétima economia do mundo, ao ler a notícia minha primeira reação foi de indignação.

Promotoria de Minas pede que Marcio Lacerda (PSB) devolva R$ 876 mil à prefeitura por fretamento de aviões para 39 viagens pelo País

por Eduardo Kattah - O Estado de São Paulo
O Ministério Público Estadual (MPE) de Minas pediu a indisponibilidade dos bens do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), no valor total de R$ 875,9 mil, por prejuízo ao erário no fretamento de aeronaves. Em ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada ontem, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público acusa o prefeito de realizar 39 viagens por território nacional que causaram "inequívoco" dano aos cofres públicos.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O moderno reacionário é a porta de entrada do velho fascismo

por Marcelo Semer - publicado no terramagazine.terra.com.br

Se você não entendeu a piada de Rafinha Bastos afirmando que para a mulher feia o estupro é uma benção, tranquilize-se.
O teólogo Luiz Felipe Pondé acaba de fornecer uma explicação recheada da mais alta filosofia: a mulher enruga como um pêssego seco se não encontra a tempo um homem capaz de tratá-la como objeto.
Se você também considerou a deputada-missionária-ex-atriz Myriam Rios obscurantista ao ouvi-la falando sobre homossexualidade e pedofilia, o que dizer do ilustrado João Pereira Coutinho que comparou a amamentação em público com o ato de defecar ou masturbar-se à vista de todos?

ABUSO SEXUAL NÃO TEM GRAÇA

Talvez você não perceba. Talvez até ache graça. Mas a violência contra as mulheres está sendo incentivada dentro da sua casa, de forma nada sutil, no humorístico Zorra Total. No principal quadro do programa, chamado “Metrô Zorra Brasil”, todos os sábados ...à noite, duas amigas travam um diálogo dentro do vagão lotado. Na fórmula do roteiro, lá pelas tantas, em todos os episódios, um sujeito se aproxima, encosta e bolina a mulher de várias formas. 
No episódio do dia 9 de julho, o quadro mostrou a mulher sendo “tocada” em suas partes íntimas com a “batuta” de um maestro. A mulher atacada, Janete (Thalita Carauta), cochicha com sua amiga Valéria (Rodrigo Sant’anna), que, ao invés de defendê-la, diz: “aproveita. Tu é muito ruim, babuína. Se joga”. A claque ri. O ataque relatado pelo programa acontece todos os dias com milhares de mulheres no nosso país. Só nós mulheres podemos medir a humilhação pela qual passamos nos trens e ônibus lotados e suas consequências. Não tem graça. 

O Movimento Estudantil deve levantar uma voz política que reclame por mudanças sociais

Entrevista com José Manuel Morales, da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECh). 
Por Joana Salém Vasconcelos - Colaboradora da Secretaria de Relações Internacional do PSOL.
De Santiago do Chile.
 Meu nome é Jose Manuel Morales, eu sou o encarregado de finanças da FECh (Federação de Estudantes da Universidad de Chile), e também sou senador universitário do Conselho da Universidad de Chile, que é um órgão tripartite, colegiado, com função normativa na universidade.